Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
O que achou do nosso site?
Ótimo
Bom
Médio
Ruim
Ver Resultados

Rating: 3.4/5 (7 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...

Roda de Leitura em parceria com Escolas
Roda de Leitura em parceria com Escolas

Através do Ponto de Cultura Caatingart 15 Estudantes de Japaratuba participaram da Roda de Leitura sobre o poeta Mário Jorge na Biblioteca Epiphâneo Dórea-Aracaju

Amantes da poesia de diferentes faixas etárias tiveram um encontro especial com os versos do eterno Mário Jorge Vieira, que nesta quarta-feira, 23 de novembro, estaria completando 65 anos de nascido. No auditório da Biblioteca Epiphâneo Dórea durante a manhã desta terça-feira, 22, a poesia e a vida de Mário Jorge foram lidas e discutidas através do projeto Roda de Leituras, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura.

O debate contou com a participação de professores de literatura, escritores e mais de 15 estudantes do município de Japaratuba, da Escola Estadual José de Matos Teles e da Escola Municipal Vereador João Prado, que puderam ler algumas poesias de Mário Jorge, discutir sua obra junto à professora Rosineide Santana e o escritor e crítico Gil Francisco, além de saber detalhes da vida do poeta através do relato da deputada estadual e professora Ana Lúcia Vieira (PT), irmã do escritor. “Se eu atribuo a alguém minha visão de mundo diferenciada, este alguém é Mário Jorge. Somos diferentes, mas temos identidade. Sempre compartilhamos da mesma visão política. Ele foi muito importante na minha formação”, confessou Ana Lúcia, emocionada pelas lembranças do irmão.

A Roda de Leitura abriu a exposição de fotografias, obras esgotadas, bilhetes pessoais, recortes de jornal e até a máquina de datilografar – inseparável companheira do poeta – continuarão expostas na galeria da Biblioteca Epiphâneo Dórea até o último dia do mês de novembro. Quem ainda não conhece a obra e vida do poeta sergipano Mário Jorge não deve perder esta oportunidade.

Na manhã ainda foram sorteadas duas raras obras do escritor ‘De repente há urgência’ e ‘A noite que nos habita’. Também foram lidas poesias dos livros ‘Cuidado, Silêncios Soltos’ (1983), ‘Revolição’ (1968), ‘De Repente, há urgência’, ‘A noite que nos habita’ (2003) e alguns curtos poemas como o transcrito da publicação de 1983 ‘Poemas de Mário Jorge’: “Tenho nas mãos as palavras/ Argamassa para o canto:/ Longe dos pés, entretanto/ O verso será inverso/ Do incerto caminhar”.

Para a estudante do 1º ano, Kamila Sá, a expêrincia valeu a pena. "Foi ótimo ter participado da roda de leitura no dia 22 de novembro na véspera do aniversário de Mário que se estivesse entre nós iria fazer 65 anos no dia 23, a historia dele é muito linda, fascinante, da vontade de fica horas e horas escutando falar sobre ele. Descobrir coisas que eu não sabia: a idade que ele tinha morrido como foi sua morte, que ele era um menino divertido, que aprontava bastante e entre outras coisas que se eu fosse citar aqui iria dar um grande texto. Agora eu posso dizer que sei quem foi Mário Jorge o poeta sergipano. E seria tão bom que as pessoas que não tiveram essa oportunidade de está lá nessa roda pesquisem sobre ele porque a historia é ótima, tenho certeza que todos iriam gostar.

Valeu professor Luciano Acciole por te nos dado essa oportunidade de participar dessa roda de leitura sobre Mário. Espero ir mais vezes".

Outra aluna que prestigiou a atividade foi   Anfresa kelly "Para mim foi uma grande emoção ter visitado a biblioteca pela primeira vez, e melhor ainda, conhecer um poeta espetacular como o Mário Jorge. Porque até então não o conhecia; mas agora deu para gravar em mente um pouco da sua vida e história. Espero participar mais vezes das rodas de leitura, pois esta valeu a pena. 

 

 

13 de dezembro de 2011